Apóstolo, um título invejado por Paulo SERÁ?


Primícias, o mantimento sacerdotal



Primícias, o mantimento sacerdotal
Como os sacerdotes tinham o dever de estarem sempre de continuo junto ao altar, para administrarem as coisas sagradas, confira:
Vós, pois, fareis o serviço do santuário e o serviço do altar; para que não haja outra vez furor sobre os filhos de Israel” (Nm 18. 5).
Foi lhes dado o direito, ordenado na lei dada pelo Senhor no monte Sinai, de serem participantes do altar. (Lv 7.28-38).
Analise cuidadosamente, e você vai notar que o ministério do sacerdócio tinha deveres e direitos. E eu gostaria de chamar a sua atenção, exatamente para o sustento sacerdotal. Porque muitos se têm deixado levar, pensando que esse ministério era mantido pelos dízimos. Mais na verdade, a bíblia revela com muita clareza em muitas passagens, que o sustento sacerdotal, era um sustento especial e exclusivo para os sacerdotes e suas famílias. E o mantimento sacerdotal ordenado pelo Senhor, era exclusivamente as primícias da produtividade dos filhos de Israel.
Você pode fazer o contexto em toda a bíblia e você verá que os dízimos, não era mantimento para os sacerdotes. E são muitas as referencias bíblicas, que nos mostram o mantimento para os sacerdotes. Porem, vamos ficar com Nm 18. 8-19.
8 Disse mais o SENHOR a Arão: “Eis que eu te tenho dado a guarda das minhas ofertas alçadas, com todas as coisas santas dos filhos de Israel; por causa da unção as tenho dado a ti e a teus filhos por estatuto perpétuo. 9 Isto terás das coisas santíssimas do fogo; todas as suas ofertas com todas as suas ofertas de alimentos, e com todas as suas expiações pelo pecado, e com todas as suas expiações pela culpa, que me apresentarão; serão coisas santíssimas para ti e para teus filhos. 10 No lugar santíssimo as comerás; todo o homem a comerá; santas serão para ti”
Todas estas ofertas aqui mencionadas deveriam ser comidas no lugar santíssimo, e somente os sacerdotes podiam entrar no lugar santíssimo, portanto fica claro, que somente os homens poderiam comer deste alimento.
11 Também isto será teu: "a oferta alçada dos seus dons como todas as ofertas movidas dos filhos de Israel; a te, a teus filhos, as tuas filhas contigo, as tenho dado por estatuto perpétuo; todo o que estiver limpo na tua casa, delas comerás.
12 Todo o melhor do azeite, e todo o melhor do mosto e do grão, as suas primícias que derem ao Senhor, as tenho dado a te. 13 Os primeiros frutos de tudo que houver na terra, que trouxerem ao Senhor, serão teus; todo o que estiver limpo na tua casa os comerá. 14 toda a coisa sagrada em Israel será tua. 15 Tudo o que abrir a madre, e toda carne que trouxerem ao Senhor, tanto de homens como  de animais, será teu; porém os primogênitos dos homens resgatarás; também os primogênitos dos animais imundos resgatarás. 16 Os que deles se houverem de resgatar resgatarás, da idade de um mês, segundo a tua avaliação, por cinco ciclos de dinheiro, segundo o ciclo do santuário, que é de vinte geras. 17 Mas o primogênito de vacas, ou primogênito de ovelhas, ou primogênito de cabra, não resgatarás, santos são; o seu sangue espargirás sobre o altar, e a sua gordura queimarás em oferta queimada de cheiro suave ao Senhor. 18 E a carne deles será tua; assim como o peito da oferta de movimento, e o ombro direito, teu serão. 19 Todas as ofertas alçadas das coisas santas, que os filhos de Israel oferecem ao Senhor, tenho dado a te, e a teus filhos e as tuas filhas contigo, por estatuto perpétuo; aliança perpétua de sal perante o senhor é, para te e para tua descendência contigo"
Todas estas ofertas mencionadas do versículo 11-19 eram para Arão com seus filhos e filhas, ou seja, toda família de Arão poderia alimentar-se desta oferta, inclusive as mulheres. E o nome deste mantimento ordenado pelo Senhor chama-se, primícias. Veja (Nm 18. 12,13). E embora já houvesse dinheiro, Nm 18. 16 este mantimento deveria ser apenas em cereais. Nm 18. 12,13.
Agora meu caro leitor, você pode ver que este ministério, não era mantido com os dízimos, mas com as primícias, e essas primícias eram os primeiros frutos da terra, ou seja, o melhor do azeite, o melhor do mosto e do grão, e tudo o que abrisse a madre. Nm 18. 12-15.

Por Moisés Mota

Dízimos o mantimento dos levitas


Dízimos o mantimento dos levitas
Saiba que o ato de dizimar entre os filhos de Israel, não partiu de uma atitude voluntaria deles, mas de uma ordenança da lei, dada pelo Senhor no monte Sinai.

"também todas as dizimas do campo, da cemente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR" (Lv 27. 30,32)

Neste texto, Deus revela que a décima parte de toda a produtividade dos filhos de Israel, pertencia a ele, e depois mostra com detalhes as finalidades para as quais os filhos de Israel deveriam observar este mandamento.
Perceba que com tantos trabalhos dados pelo Senhor aos levitas, eles não poderiam trabalhar em nenhum outro serviço para ganharem o mantimento. E também eles eram a única tribo de Israel, que não tinha herança na terra de Israel. Porem, Deus não desamparou a tribo dos levitas, porque todos os dízimos que os filhos de Israel ofereciam ao Senhor em oferta alçada, Deus ordenou que fosse entregue a eles.

E eis que aos filhos de Leví tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam o ministério da tenda da congrgação;
Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos filhos de Leví; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.
Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás aos levitas... (Nm 18. 21,24; Dt 26.12) 

Observe que estes dízimos pertenciam aos levitas, por herança, devido ao trabalho executado por eles, e também por não terem herança na terra prometida. E era separado de três em três anos, com a finalidade de manter a tribo dos levitas.

Por Moisés Mota

Cuidado com os falsos profetas


Atualmente muitos seguidores da doutrina de Jesus Cristo, tem se esquecido de ler a bíblia. E é lógico que os prejuizos são arrasadores. porque deixam de saber o que realmente Deus fala, para dar ouvido a doutrinas de homens. Cuidado, os falsos profetas já estão a todo vapor.

Leia os Estudos bíblicos postado
Por Moisés Mota