Jesus foi um dizimista?
Certo comentarista da bíblia fez a seguinte declaração: É interessante notar que os fariseus acusavam Jesus de muitas coisas, porém de jamais não ser um dizimista ou pregar contra esse sistema.
O fato de Jesus nunca ter sido acusado pelos fariseus de não ser um dizimista, não significa que Jesus foi ou não um dizimista. Porém, é bom lembrar, que os fariseus não passavam de um grupo religioso, que nem creu e nem recebeu a pregação de Jesus. E que foram repreendidos por Jesus, de desprezarem o mais importante da lei, que era o juízo, a misericórdia e a fé. No entanto as acusações feitas contra Jesus, por parte dos fariseus, não passava de uma ignorância dos próprios fariseus, os quais foram taxados de hipócritas, pelo próprio Jesus, por pregarem a lei e não fazerem o que a própria lei ordenava.
Quanto ao fato de Jesus nunca ter sido acusado pelos fariseus de pregar contra o dízimo, é fácil entender. É porque realmente Jesus nunca pregou contra o dízimo, e nem contra qualquer outro mandamento da lei. E você pode ver a prova desta verdade em Mt 5. 17 quando o próprio Senhor Jesus revelou que não veio para ab-rogar a lei, mas para cumprir. E na verdade Jesus foi o único que cumpriu toda a lei. Ele mesmo disse: Quem dentre vós me convence de algum pecado?
Porém a ênfase da pregação de Jesus, não era a lei, mas a salvação pela graça, através da fé em seu perfeito sacrifício na cruz.
por Moisés Mota
Você falou e falou ,e não explicou nada ,muito sem sentindo isso .
ResponderExcluirAcho que Jesus não estava preocupado com dizimo e nem dinheiro,
ele estava pregando o evangelho e o amor ,tudo isso de graça sem cobrar nenhum tustão...
Mesma resposta...
ExcluirEssa é uma mine-postagem sobre o tema, portanto não vai elucidar todas as questões que envolve esse assunto!
O que foi exposto aqui foi de forma clara e objetiva, se não entendeu, leia novamente!!!
Nem Jesus nem os apostolos foram dizimistas.
ExcluirConcordo com Klebeson. Falou,falou e não disse nada.
ResponderExcluirCheguei aqui com uma dúvida, tô saindo pior.
Essa é uma mine-postagem sobre o tema, portanto não vai elucidar todas as questões que envolve esse assunto!
ExcluirO que foi exposto aqui foi de forma clara e objetiva, se não entendeu, leia novamente!!!
Jesus tinha doze discípulos e certo tempo envia esses para pregarem o evangelho e a ordem foi: De graça recebestes de graça daí, nunca vimos jesus exigindo dizimo dos discípulos ou ordenando eles a fazerem essa cobrança
ResponderExcluirExatamente, parabéns pela compreensão!!!
ExcluirJesus tbm falou para os mesmo discípulos que em qualquer cidade ou aldeia que entrardes procurai saber quem nela seja digno e hospedai Vos ai até que vos retireis e olha que jesus disse pra eles não levar ouro nem Prata nem cobre nos cintos.nem Alforges nem duas túnicas nem sandálias nem bordão pq digno e o operário do seu alimento ou (salario)Mateus.10.9,10 ou seja alguém ia bancar o alimento deles o calçar deles é o vestir deles.lucas 10.7 coríntios 9.7,10 1timotio 5.18 1corintios 9.13-14 galatas 6.6 etc...
ExcluirDe fato eu acho que: se Jesus não fosse dizimista isso não seria algo pelo qual os fariseus pudessem acusar a ele e o matar? por que em todo tempo era isso que eles queriam um motivo pra fazerem a sua justiça própria. né!
ResponderExcluirTodo judeu criador de animais ou plantador de grãos deveria separa a décima parte. Note nobre que a postagem não tem o objetivo de mostrar que Jesus descumpria nenhuma lei.
ExcluirNinguém jamais acusaria Ele disso, pois não era membro da sinagoga, apesar de frequentá-la aos sábados, como um bom judeu. Era considerado um rabi itinerante. Na época de Cristo não se tinha controle de quem era dizimista ou ofertante, como as igrejas atuais fazem, tendo cadastro envelopes com nome e cadastro dos membros. Aplicativos, cartões de crédito etc, com recibo e tudo o mais, pra punir quem não faz isso. As ofertas eram colocadas no gazofilácio, sem nenhum tipo de controle. O mercantilismo tornou a salvação quase iimpossível de ser ganha. Não há salvação em Jesus, e sim nós nós dízimos e ofertas. Como os judeus não bentravam no céu e nem deixavam ninguém entrar. É bom meditar nisso.
ExcluirOlá a todos os participantes, o bom deste assunto que vemos o quanto somos ainda medíocres no sentido de interpretar a Bíblia e por causa dessa mediocridade me perdoem a expressão pois me incluo...deveríamos observar a questão do como é quanto estamos ainda a quem de estabelecermos opiniões sobre este ou aquele que está certo ou errado!!! Abraço fraterno a todos...
ResponderExcluirOk nobre!
ExcluirPaz amados irmãos?
ResponderExcluirA pergunta acima citada " se Jesus era dizimista" eu creio que sim pois o próprio Jesus ensina na palavra como devemos agir com o dinheiro pois há pasagepa que ele cita: em como nao ser avarento, como guarda dinheiro em banco, como destribuir. Faço saber que Jesus como dizimista fiel da palavra deu-se por inteiro nao só partes de seu corpo, mas tudo para sermos obediente a palavra é é te digo mais muitos foram os que contribuíam pois Judas era o tesoureiro.
Sou dizimista fiel entrego o dízimo dos dízimos de todos os que entregam dízimo e ofertas em minha igreja Herdeiros da Fé em Jesus, oro e vou entregar numa igreja onde Jesus indicar.
Jesus nunca mandou dar dinheiro à igreja, ele sempre dizia vá e dê aos pobres. Mandou o jovem rico vender tudo e dar aos pobres, tudo que arrecadação com donativos era pra manutenção deles ou dar aos pobres, o próprio Judas da está sugestão com o perfume que a mulher pecadora lava os pés de Jesus, embora fosse ladrão e roubasse parte dos donativos, mas ele só sugere porque já era costume deles a divisão com os pobres. Zaqueu ao ouvir de Jesus que daria parte da sua riqueza aos pobres e devolveria o roubado das pessoas quatro vezes mais é considerado salvo por Jesus.
ExcluirJesus conta a parábola de dois homens que sobem ao templo, um dizimista judeu e outro não judeu, não dizimistas o que foi justificado, segundo Jesus,foi o humilde pecador não dizimista. Vamos meditar nisso.
Mais si eu dou o dizimo eu nao tenho q me exaltar pq eu dou dizimo.Nao posso diminuir aquele q nao da.Ali o fariseu quis si exaltar pq dava dizimo e o publicano nao.Mais o coração do publicano foi humilde nao presenca de Deus quando ele disse;senhor tenha misericordia de mim pq sou pecador.Entao ele nao si exaltou mais sim si mostrou humilde na presenca do senhor.
ExcluirEnfia no cu o segundo
ResponderExcluirOlá um bom dia a todos.....quero me incluir na temática do dizimo e tentar se posso contribuir a respeito do assunto em destaque.....no NT novo testamento não existe nenhuma passagem bíblica que comprove categoricamente que Jesus era dizimista.
ResponderExcluirA primeira passagem no Novo Testamento que cita o dizímo é aquela mencionada por Jesus em São Mateus 23:23, onde Jesus fala dessa prática dos Fariseus em serem muito escrupulosos no ato de dizimar a Hortelã, o endro e do cominho e desprezavam o mais importante da Lei, o Juízo, a misericórdia e fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Nesta passagem do Novo Testamento...Jesus é enfático em afirmar que a prática do dizimo sem essência do amor é pura religiosidade....não estou afirmando com isso que aqueles que dizimam são fariseus..não é isso...o que Jesus que estar afirmando é que o amor estar acima do dizimo....ou seja,até no ato de dizimar pra quem assim, ò faz tem que estar pautado no amor...e não na religiosidade....se essa prática for exercitada com objetivo de ostentar religiosidade incorre em farisaísmo.
Respeito o ponto de vista daqueles que defendem o dizimo, mais Jesus não deu muita enfase a essa prática não...tanto é assim, que não consta registro nos Evangelhos, nem nas epístolas de que Jesus era dizimista...Jesus disse..."dai pois, a césar o que é de César, e a de Deus, o que é Deus.Só que nesta passagem das escrituras Jesus estar falando dos tributos e não de dizimo.
A segunda passagem que fala sobre o dizimo está em Hebreus 7:5 que diz "E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dizimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão".
O sacerdócio do Antigo Testamento permaneceu de pé até o calvário...com a morte de Cristo na Cruz o véu do templo rasgou-se de alto abaixo...deixando de existir assim, aqueles atos praticado sobre as exigências do Antigo Concerto conforme se vê em Hebreus 7:12 que diz "Porque, mudando-se o sacerdócio,necessariamente se faz mudança da lei".
O sacerdócio de Cristo segundo nos dar entender o autor da Carta aos Hebreus, trouxe algumas modificações nesse sentido assim me leva entender.
Ao meu ver o Antigo Testamento fixava valores, ou seja, 10%....mais no Novo Testamento não estipula valores mais diz:"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade;porque Deus ama ao que dar com alegria".(2º Corintios 9:7).
E o que nos parece a prática de dizimar não era uma prática da Igreja Primitiva dos tempos Apostólicos....não hà registros sobre isso nas epístolas do Novo Testamento, ou que o dizímo esteja atrelado a nossa salvação...ou que seja um imperativo para as igrejas dos nossos dias.
Entendemos que a obra de Deus na terra é mantida por doações e contribuições dos fiéis...para o avanço da obra de Deus...pois assim faziam as igrejas do tempo de Paulo e demais apóstolos do Novo Testamento (1º Corintios 16:1,2). Espero ter contribuído em alguma coisa.
Boa reflexão.
ExcluirVerdade
ExcluirCom certeza Jesus era um dizimista, primeiro por ser um judeu e tbm um cumpridor da lei,e disse daí a César o q é dele e a Deus o que é de Deus.
ResponderExcluirJamais ele teria uma oportunidade nas sinagogas se não fosse um dizimista.
Jesus, assim como os dissipulos não eram agricultore, não trabalhavam com a terra, portanto, não estavam habilitados a pagar dizimos, os textos são claros, e só ler!
ExcluirEntão se jesus fez tudo q era da lei, e também deu o dízimo alguém por favor mostre que jesus prestou sacrifício ou ordenou aos discípulos a fazerem ou dar o dízimo .?
ResponderExcluirMuito complexo este assunto só lembro de um versículo Jesus não veio para abolir a lei mas cumprila , dentro disto apesar de Jesus ser isento de pagar impostos ao governo creio também que ele cumpria. A risca a parte do velho testamento sendo dizimista e ofertante da casa do senhor pois ninguém o acusa disto , porque se não fosse estaria blasfemando contra Deus e este era um motivo que ele não poderia ensinar em sinagogas ou qualquer seja o local dentro do império aonde morava , sendo condenado antes de tudo que foi premeditado pelos profetas patriarcas ,em Fim a biblia só fala dele desde Genesis até Apocalipse , se vivêssemos só novo testamento estaríamos hipocritas e se esquecendo de tudo que aconteceu para que chegasse o nosso sacrifício perfeito Jesus Cristo nosso senhor sempre demostrando misericórdia pelas nossas vidas pecadoras que a amor de Deus , a Graça do nosso Senhor Jesus Cristo e as eternas consolações do nosso amigo Espírito Santo sejam com todos!!! Amém.
ResponderExcluirFalou, falou, falou, falou e não disse nada, se a dúvida levantada era sobre Jesus ser ou não ser dizimista, ele era filho de um Carpinteiro, costume da época era o filho seguir a profissão do pai, portanto, como Ele não era agricultor, segundo a lei judaica, não estava obrigado a dizimar, assim como os apóstolos que exerciam outras profissões que não eram a de agricultores, estudem a biblia de preferência sem viés DENOMINACIONAIS
ResponderExcluir