Acerca do batismo
I
Um dos mandamentos de Jesus aos seus discípulos foi que eles batizassem todos aqueles que crescem em seu nome, sem acepção de nacionalidades.
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" (Mateus 28 : 19)
II
Antes mesmo de Jesus dar instruções aos seus discípulos acerca do batismo ele mesmo deu o exemplo da importância do batismo ao ser batizado por João Batista.
"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele." (Mateus 3 : 16)
III
Quando uma pessoa aceita a Jesus Cristo, ela deve ser batizada. Pois o batismo é realizado para o arrependimento e perdão dos pecados.
“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.” Mateus 3: 11)
"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;" (Atos 2 : 38)
No ato do batismo, o crente deve confessar seus pecados. Ou seja, reconhecer que é um pecador.
“E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.” (mateus 3. 6)
IV
Logo no início da divulgação do evangelho por partes dos discípulos, vemos que as pessoas que recebiam a palavra eram logo batizadas em cumprimento do mandamento de Jesus Cristo.
"De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas," (Atos 2 : 41)
-Analise… Neste versículo podemos ver que foram batizados os que de bom grado receberam a pregação feita por Pedro. Chegando a um número de quase três mil pessoas.
V
Filipe após receber ordens do Senhor, foi de encontro ao eunuco, o etíope. E logo após a pregação da palavra, o eunuco creu e foi no mesmo dia batizado.
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. (Atos 8. 36-38)
E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
E mandou que fossem batizados em nome do SENHOR. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias. (Atos 10. 44-48)
-Análise… Sem a necessidade de buscar mais textos concernente ao assunto, podemos ver claramente que o dever do pregador é batizar as pessoas que crêem na pregação de nosso Senhor Jesus Cristo.
Atualmente o que vemos são líderes de quase todas ou quem sabe todas as igrejas, deixando as pessoas que recebem a palavra da salvação sem ser batizadas por um bom período de tempo, chegando a meses.
Está ação desses líderes deixa uma série de dúvidas, pois não sabemos se ele crer ou não que Deus realmente salvou aquela pessoa ou se é porque ele quer ver primeiro se a pessoa vai ser submissa a ele. Veja que o modo de atuar desses líderes é diferente do modo em que atuavam os santos apóstolos. Veja que independente de números, os apóstolos batizavam logo as pessoas que criam, sendo um grande número ou até mesmo uma única pessoas.
Se o batizar é um mandamento procedente da boca de nosso Senhor Jesus Cristos, e observado pelos santos apóstolos, por que os líderes da atualidade adotam o hábito de observar a pessoas por longos meses? Isso tine muito estranho aos meus ouvidos.
por Moisés Mota
Domingo 6 de outubro de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário