O Apóstolo Paulo não está se colocando igual ou querendo ser Jesus ao dizer “sede meus imitadores, como também eu de Cristo” (1Co 11. 1) e sim se mostrando através de sua própria vida um exemplo a ser seguido. Ou seja, assim como o Apóstolo Paulo imitou a cristo ele quer que façamos a mesma coisa, não imitando a pessoa de Paulo e sim as suas atitudes.
O Apóstolo Paulo não estava pedindo aos irmãos para imita lo a ele próprio e sim o exemplo dado por ele. Confira o que ele fala em (Fp 3.17) "Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, SEGUNDO O EXEMPLO que tendes em nós, pelos que assim andam." Aqui dar pra ver claramente que o Apóstolo Paulo está falando para um grupo de IRMÃOS que o conheciam, e que sabiam do comportamento dele, de como ele se doou ao evangelho de cristo, em boas obras, na doutrina e na incorrupção. Então o pedido dele para os irmãos imita lo significava na verdade tomá lo como um EXEMPLO de vida.
Quando o Apóstolo Paulo escreveu para Tito (Tt 2. 7) ele pede pra Tito se dar também por EXEMPLO em tudo com o objetivo de que o adversário se envergonhasse, não tendo nenhum mal que dizer deles. (Tt 2. 7,8)
por Moisés Mota