O Apóstolo Paulo não está se colocando igual ou querendo ser Jesus ao dizer “sede meus imitadores, como também eu de Cristo” (1Co 11. 1) e sim se mostrando através de sua própria vida um exemplo a ser seguido. Ou seja, assim como o Apóstolo Paulo imitou a cristo ele quer que façamos a mesma coisa, não imitando a pessoa de Paulo e sim as suas atitudes.
O Apóstolo Paulo não estava pedindo aos irmãos para imita lo a ele próprio e sim o exemplo dado por ele. Confira o que ele fala em (Fp 3.17) "Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, SEGUNDO O EXEMPLO que tendes em nós, pelos que assim andam." Aqui dar pra ver claramente que o Apóstolo Paulo está falando para um grupo de IRMÃOS que o conheciam, e que sabiam do comportamento dele, de como ele se doou ao evangelho de cristo, em boas obras, na doutrina e na incorrupção. Então o pedido dele para os irmãos imita lo significava na verdade tomá lo como um EXEMPLO de vida.
Quando o Apóstolo Paulo escreveu para Tito (Tt 2. 7) ele pede pra Tito se dar também por EXEMPLO em tudo com o objetivo de que o adversário se envergonhasse, não tendo nenhum mal que dizer deles. (Tt 2. 7,8)
por Moisés Mota
É verdade muitos acham que imita a Paulo
ResponderExcluirÉ tem medo dizer que o imite também com medo de dessepicionar alguém poro ser falho mas é nas falhas que podemos ver o poder e a misericórdia dia de Deus em nossas vidas.
É dificílimo imitar Jesus, mas, se estivermos cheios do Espírito Santo com seus frutos, a tarefa se torna mais acessível.
ResponderExcluirVerdade meus irmãos
ResponderExcluirMuitos tem imitados os pregadoes da palavra querendo aer igual ao invés de serdes imitadores de jesus.
ResponderExcluirAmei esse estudo.O apóstolo Paulo foi e continua sendo um exemplo para nós porque imitou a CRISTO e não a homens.
ResponderExcluirBoa colocação, gostei
ResponderExcluirSó,que,aqui, o texto disse:os inimigos da cruz de Cristo, ou seja o apóstolo Paulo estava advertindo aqueles inimigos da cruz de Cristo,,,
ResponderExcluirEu amuito tempo que não estou tão dedicada ao senhor mas quero volta fazer a obra do senhor com alegria e mudar algumas atitudes que me e comoda dento de mim
ResponderExcluirVocê está disposto a sofrer o que Paulo sofreu? As chibatadas as prisões?
ExcluirSe a resposta for sim, então você está pronto/a á fazer a obra do Senhor amém?
Na verdade Paulo está se referindo a Jesus ressuscitado, e não a Jesus de Nazaré que era judeu e praticou as obras da lei de Moisés. Nós, como gentios que somos, vivemos no tempo da graça e não precisamos obedecer a lei de Moisés.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPaz e graça povo de Deus.
ResponderExcluirEm resumo, Paulo quis dizer para imitarmos Jesus da mesma forma que ele mesmo imitou, com o mesmo empenho, com dedicação, amor e boas obras, não se gloriando, mas nessa fala ele agiu como referência que é, de um legítimo imitador de Jesus.
Somos salvos pela graça imerecida do nosso Senhor, mas não é por isso que não temos obrigação de praticar boas obras em nossas vidas.
A fé sem obra ela é morta.
O que eu entendi, é que Paulo está dizendo o seguinte: Assim como eu imito a Cristo, façam o mesmo.
ResponderExcluirNa verdade, o que Paulo está dizendo é : Me imitem somente naquilo que eu imito a Cristo (Nem Paulo nem ninguém, consegue imitar Jesus em tudo, por isso ele diz; sede meus imitadores assim como eu sou de Cristo), porque em Rm 7 , Paulo já era Apostolo e diz que a lei o fazia cobiçar v7; na sua carne não habitava bem algum v18; queria fazer o bem, mas o mal estava nele v19, 20.
ResponderExcluirJá em I Tm 1.12-15 Paulo fala também que já era ministro, mas disse: Sou o pior dos pecadores, esse sou ai, é um verbo grego que diz que ainda continua com falhas e defeitos.
Diante das afirmações de Paulo em Rm 7 e I Tm 1.12-15 , onde o próprio Paulo revela os seus pecados, fica claro que, Paulo não imitava jesus em tudo, mas disse: Me imitem naquilo que imito a Cristo, o exemplo é ELE