A QUEDA DE LÚCIFER

A exaltação nunca deve fazer parte da vida de um discípulo de Jesus Cristo. Muitos exemplos são mostrados nas escrituras de homens que se exaltaram e tiveram os seus fins de modo contrário aos seus pensamentos e atitudes. Neste estudo bíblico, quero trazer ao nosso coração o conhecimento deste mal silencioso que atinge milhares de seguidores do Senhor e mestre das nossas vidas, Jesus Cristo.
Em Ezequiel 28. 14 a escritura revela que Lúcifer era um querubim ungindo para guardar e estava no Éden, jardim do Deus Altíssimo. (Ez 28. 13). Conforme o versículo 13 do mesmo capítulo, a escritura revela que no dia em que lúcifer foi criado os instrumentos musicais foram preparados nele, ou seja, foram feitos nele.
Ao passo em que lemos, a escritura mostra que Lúcifer era um ser perfeito. Mas esta perfeição perdurou até o dia em que nele foi achado iniquidade. (Ez 28. 15). O problema na pessoa do até então querubim Lúcifer foi o mal da exaltação. (Ez 28. 17; Is 14. 13,14). Ele era um querubim ungido, nele estava os instrumentos musicais, era coberto por toda a pedra preciosa, era um ser perfeito, estava no monte de Deus e andava pelas pedras afogueadas.
Lúcifer não tinha do que reclamar. Porem, ele se exaltou e ao ponto de querer ser igual a Deus. A escritura revela que ele falou no próprio coração: “Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”. (Is 14. 13,14).
Perceba que Lúcifer quis ter o seu próprio trono, e que esse trono estabelecido por ele mesmo fosse exaltado acima das estrelas do Deus eterno. Intentou ainda em seu próprio coração ser igual ao Deus Altíssimo.
Neste caso, é visto sem sombra de dúvida que Lúcifer se exaltou. Esta exaltação foi o seu grande erro, foi a iniquidade habitando em seu próprio coração.
Temos que ter todo cuidado, pois a exaltação é algo que Deus não tolera. As escrituras nos revela que os exaltados serão humilhados ao ponto em que os humildes serão exaltados. Vamos vigiar, pois este mal muitas vezes é silencioso, nem mesmo a gente percebe que está se exaltando.
por Moisés Mota

Um comentário: